Doença de pele caracterizada por manchas escuras resultantes de uma hiperceratose (aumento da camada mais superficial da pele) e hiperpigmentação.
É uma condição de pele que causa a formação de cravos (comedões), pápulas, pústulas e cistos.
Acrocórdons, também conhecidos como pólipos fibroepiteliais, são pequenas lesões da pele, normalmente da mesma cor, totalmente benignas e sem sintomas.
Conhecida popularmente como calvície, é um distúrbio em que ocorre o afinamento dos fios capilares e queda.
Trata-se de um tipo de queda de cabelo chamada de cicatricial, localizada na região frontal da cabeça. O paciente tem a sensação de que a testa está ficando maior com o passar dos anos.
Alopecia areata é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo. Diversos fatores estão envolvidos no seu desenvolvimento, como a genética e a participação autoimune.
O albinismo oculocutâneo é uma desordem genética na qual ocorre um defeito na produção da melanina, pigmento que dá cor a pele, cabelo e olhos.
Bromidrose é uma condição na qual a sudorese corporal vem acompanhada de um suor desagradável.
Brotoeja é o nome popular da miliária, uma dermatite inflamatória causada pela obstrução mecânica à eliminação do suor pelas glândulas sudoríparas (écrinas) e que acaba impedindo a saída do suor do corpo.
A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele.
Ceratose actinica é uma lesão de pele causada pelo sol (por isso chamada actinica). Normalmente surge em áreas expostas ao sol como face, orelhas, couro cabeludo em calvos, colo, dorso das mãos e antebraços.
Ceratose pilar ou folicular se caracteriza por pequenas manchas avermelhadas ou esbranquiçadas, principalmente nos braços, pernas, nádegas e bochechas pelo acumulo de queratina nos folículos pilosos.
Ceratose seborreica é uma lesão benigna da pele, geralmente arredondada ou irregular, de coloração acastanhada, amarronzada ou negra, e de aspecto verrucoso.
Condiloma é uma infecção causada pelo vírus HPV (papilomavírus humano).
É uma doença genética, crônica e que apresenta pele seca, erupções que coçam e crostas.
A dermatite de contato (ou eczema de contato) é uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia.
Trata-se de uma condição autoimune, manifestada por vesículas com base avermelhada que evoluem para pequenas bolhas.
É uma doença que aparece na região da face, principalmente ao redor da boca e nariz, mas que pode evoluir para a área ao redor dos olhos.
Uma inflamação do couro cabeludo, que causa alterações epidérmicas, levando a descamação nas áreas da pele.
Doença causada por fungos ou cogumelos chamados dermatófitos. Estes fungos alimentam-se de queratina e se localizam na pele, no pelo e nas unhas.
A lesão ocorre por depósito de fibrinas, e é causado por pequenos traumatismos, como por exemplo, a picada de insetos, farpa, pelo encravado etc.
Erupção sudoral súbita localizada nas mãos, mais frequentemente, e nos pés. Caracteriza-se por numerosas vesículas (pequenas coleções líquidas na pele) que lembram os grãos de sagu, o que se deve à infiltração sudoral entre as células da pele.
Trata-se de uma condição que causa o aumento da queda diária de fios de cabelo.
É conhecida popularmente por sarna humana.
As estrias surgem devido à degradação das fibras de elastina presentes na pele, que são responsáveis pela sua sustentação e elasticidade.
Trata-se de uma infecção grave que acomete a pele.
Esclerodermia significa “endurecimento” da pele. (sclero = duro; derma = pele). É uma doença rara que afeta o tecido conjuntivo, que dá estrutura e sustenta os órgãos e sistemas do corpo humano.
É conhecida como Reação Cutânea Adversa a Medicamentos, podendo estar ligada a qualquer efeito indesejável na estrutura da pele e mucosas.
A fitofotodermatite é uma dermatose que ocorre por uma combinação de contato com planta fotossensibilizante e exposição à radiação solar.
Trata-se de infecção iniciada nos folículos pilosos. Sua causa pode ser bacteriana ou fúngica, também viral ou por inflamação de pelos encravados.
Quando exposta à luz do sol, a pele reage de forma incomum. Pode ainda ser ocasionada por fontes luminosas artificiais.
Doença benigna, em geral autolimitada (que tem um período limitado e determinado), que acomete especialmente crianças e adultos jovens.
Trata-se de lesão vascular adquirida, ocasionada por uso de algumas medicações, como a isotretinoína ou ainda por situação fisiológica, como a gestação.
Doença infecciosa, causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen que ataca a pele e os nervos.
Hemangioma infantil ou hemangioma da infância (HI) é o tumor benigno mais comum entre os pequenos. São lesões tumorais vasculares benignas, que afetam entre 4 e 10% da população.
Herpes o nome comumente utilizado para as infecções provocadas pelos herpesvírus humano 1 e 2.
É uma reativação do vírus varicela-zóster, o mesmo responsável pela catapora.
A hidradenite supurativa é uma condição inflamatória e crônica, acomete mais as mulheres.
É uma condição em que ocorre o suor excessivo, mais que o necessário para a função de regular a temperatura corporal.
É o aumento da quantidade de pelos nas mulheres, em seus anos férteis e após a menopausa, em locais mais comuns do surgimento do pelo em homens.
Trata-se de uma doença hereditária e tem como característica a pele seca.
É uma infecção bacteriana superficial da pele muito comum, altamente contagiosa, vista mais frequentemente na face ou extremidades da pele de crianças.
São manchas esbranquiçadas nas regiões do corpo expostas ao sol, principalmente nos antebraços e pernas.
Trata-se de um tipo de linfoma não-Hodgkin, um câncer que se origina nos linfócitos.
Lúpus eritematoso é uma doença rara autoimune, ou seja, na qual o sistema imunológico reage contra as células da própria pessoa, causando danos que podem ser nos órgãos internos (rim, pulmão, coração, cérebro e articulações) ou somente na pele.
É uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode acometer outras partes do corpo, como braços, pescoço e colo.
Frequentes na infância e adolescência, são infecções causadas por fungos que podem atingir a pele, as unhas e os cabelos.
É uma infecção viral contagiosa, relativamente comum em crianças.
O sinal mais comum da doença é o aparecimento de nódulos e tumores na pele, de tamanhos variáveis.
Geralmente maiores do que os nevos comuns e podem apresentar variação de cores e tamanhos.
Onicomicose é o nome atribuído à mais comum das infecções causadas por fungos, que acometem as unhas e o tecido ao redor, as dobras periunguiais.
Trata-se do processo de inflamação da pele ao redor da unha.
Doença causada por piolhos e tem como principal sintoma a coceira intensa, que pode levar a ferimentos no couro cabeludo e pescoço.
Doença autoimune bolhosa, rara, muitas vezes grave e não contagiosa.
Se apresenta como uma erupção que causa manchas avermelhadas na pele, podendo provocar coceira.
Pitiríase Versicolor é uma micose superficial da pele causada por fungos do gênero Malassezia, que são leveduras que habitam o folículo piloso sem causar doença.
É uma doença cutânea crônica e rara, em que surgem pápulas e nódulos no corpo, mais comum nos antebraços, pernas, coxas e também no tronco.
Doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. É cíclica, ou seja, apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente.
Queloide é o crescimento anormal do tecido cicatricial que se forma no local de um traumatismo, corte ou cirurgia de pele.
É uma doença vascular inflamatória crônica, com remissões e exarcebações, também chamada erroneamente de “acne rosácea”, pois a acne é uma doença da glândula sebácea, totalmente diferente da rosácea, seja pela a causa ou idade, ou pelos aspectos clínicos e as características no geral.
Irritação cutânea caracterizada por inchaço e vermelhidão e que causa coceira na pele.
As irritações podem permanecer no corpo por 24 horas e, depois, aparecer em outra região. As crises têm duração de mais do que 6 semanas.
As verrugas virais são causadas pelo papilomavírus humano (HPV). Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV.
O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.