Escabiose

É conhecida popularmente por sarna humana. Trata-se de uma doença de pele causada por um ácaro chamado Sarcoptes scabiei, que ao se mover através da epiderme, vai deixando suas fezes e criando lesões lineares.

Assim, as lesões e a coceira são resultantes da reação alérgica da pele contra o próprio ácaro, seus ovos e fezes. A coceira pode incomodar bastante, especialmente durante à noite.

As lesões típicas da escabiose são pequenos pontinhos ou pápulas avermelhadas, medindo cerca de 1 a 3 mm de diâmetro.

Acomete mais regiões como as mãos (principalmente entre os dedos), pulsos, cotovelos, axilas, mamilos (em mulheres), áreas ao redor do umbigo, genitália (especialmente em homens), joelhos, nádegas, coxas e pés.

É altamente transmissível, especialmente entre pessoas através de contato próximo, como quem vive na mesma casa. O Sarcoptes scabiei consegue sobreviver no ambiente por 24 a 48 horas, sendo assim, a transmissão é possível através de roupas, lençóis ou toalhas, além do contato com a pele.

Requer tratamento e acompanhamento com dermatologista, inclusive para contatos próximos da pessoa com sintomas. Isso se dá pelo fato do ácaro poder demorar até 6 semanas para se manifestar em sintomas.