Você sabia que o desequilíbrio em nossa alimentação pode causar reflexos na nossa pele? Ou ainda que os tratamentos de doenças de pele podem ter respostas piores quando o organismo está em déficit nutricional?
Sim!
As dermatoses nutricionais são alterações cutâneas provocadas tanto pela ingestão insuficiente ou excessiva de alimentos, quanto pela sua má absorção. Essas deficiências/insuficiências ou excesso de fontes de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais podem se manifestar como “pistas” no corpo, através de alterações nas unhas, cabelos, pelos, mucosas, superfície cutânea e até em diversos órgãos e sistemas do nosso corpo.
As crianças são, particularmente, mais suscetíveis às desordens nutricionais, pois nessa fase da vida o corpo demanda um aporte considerável de proteínas, vitaminas e minerais, assim como água, para crescer e se desenvolver em toda sua potencialidade.
As dermatoses nutricionais podem ser divididas em quatro grandes grupos:
- Deficiência de Macronutrientes (proteínas)
- Deficiência de Micronutrientes
Deficiência de vitaminas hidrossolúveis (vitaminas do complexo B, Vitamina C) e lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K)
- Deficiência de Minerais (ferro, sódio, potássio, cloro, cobre, selênio, iodo, zinco)
- Obesidade.
Quando ocorre um desequilíbrio na ingestão dos macro e micronutrientes, podemos notar alterações pelo corpo, como pele fina, avermelhada, com descamação; queda de cabelo, cabelos frágeis e quebradiços; dificuldade de cicatrização, entre outras.
Portanto, o conhecimento dessa associação entre manifestações cutâneas e desequilíbrio nutricional permite o diagnóstico precoce das desordens alimentares e a intervenção adequada para a resolução desses distúrbios.
Esse tema foi meu objeto de estudo no mestrado profissional em saúde materno-infantil da Universidade Franciscana – Santa Maria. A partir de oficinas online realizadas com os profissionais da atenção básica do município de Santa Maria, que fazem parte do projeto de pesquisa intitulado “Qualificação do acompanhamento multiprofissional de saúde em relação ao crescimento e desenvolvimento infantil na região central do Rio Grande do Sul”, foi detectada a necessidade de confeccionar um material de apoio, de cunho informativo, acerca do tema “manifestações dermatológicas em desordens nutricionais na infância”.
O e-book “Dermatoses Nutricionais na Infância” é dividido em quatro grandes eixos temáticos: deficiência de macronutrientes, de micronutrientes, de minerais e obesidade. De forma didática e de fácil entendimento, ele apresenta aos profissionais de saúde da atenção básica e demais interessados as principais manifestações dermatológicas associadas às desordens nutricionais.
O material está disponível gratuitamente para download no link abaixo.
Dermatoses Nutricionais na Infância
Espero que esse e-book contribua, assim, na difusão do conhecimento sobre esse tema tão importante e sempre atual.